Racismo
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá sempre guerra." Bob Marley
"Racismo é sinal de ignorância. Para conhecer a cultura de um outro país é preciso estar desarmado de preconceitos raciais." Stevie Wonder
Tal como estes dois artistas, nós estamos a tentar fazer as pessoas perceber que o racismo é ignorância. Há muita gente que diz não ser racista, mas as atitudes não estão de acordo com as palavras. Tal como Bob Marley dizia, o racismo gera guerras, nomeadamente, dentro de uma sociedade. Tal como Stevie Wonder dizia, ser racista é ser ignorante. Devemos estar abertos a todas as culturas, pois cada uma tem sempre algo de maravilhoso para ser descoberto e enquanto não descoberto, nunca conseguiremos compreender correctamente o que cada uma tem para nos ensinar. É verdade que há coisas com as quais não podemos concordar, mas há que ter sempre em conta que nenhuma raça é perfeita, ao contrário do que Hitler dizia.
Por exemplo, um branco que diga todos os defeitos de uma cultura, tentando deitá-la abaixo, não está a olhar para os defeitos da sua. É cego, ignorante. E não é a cor da pele que define a cultura duma pessoa. Não é a cor da pele que define a própria pessoa. Uma pessoa é o que é independentemente da cor da pele e é assim que as devemos ver sempre. Por trás de cada tom de pele, existe um coração.
Ora vejam bem este texto:
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
"Lágrima de Preta" António Gedeão
O que obtêm em relação a isto?
Ora, nós estamos a tentar transmitir esta ideia através da música e da dança que afinal são linguagens universais! Ajuda-nos a melhorar esta ideia, comentando, sugerindo ou opinando. Tu contas para esta ideia global!
"Amor não conhece cor"