Foi no passado dia 1 de Março que nós, os RythMix, realizámos a tão desejada visita de estudo aos estúdios da M80, em Lisboa, com o objectivo de conhecer melhor o funcionamento de uma rádio. Mas, em vez de uma rádio, encontrámos várias, sediadas no mesmo edifício, sob a tutela do mesmo grupo empresarial, a Média Capital. Descobrimos, assim, guiados pela simpática e afável coordenadora de produção Dora Isabel, os estúdios da Rádio Comercial, Best Rock FM, Romântica FM, Cidade FM, Rádio Clube Português, M80, Cotonete e Rádio Mix. Fantástico! Tanto mundo a abrir-se diante dos nossos olhos...
No decurso da visita, ficámos a perceber como surgiu o projecto da rádio M80. O seu nascimento deve-se, em grande parte, ao Miguel Cruz, não ao que vocês conhecem como elemento dos RythMix, mas ao actual director coordenador deste grupo de rádios. Na opinião da nossa guia, "O Miguel Cruz é um dos homens que percebe mais de rádio em Portugal". Foi ele que descobriu que havia uma rádio em Madrid que se chamava, precisamente, M80, que passava música dos anos 70, 80 e 90. Como, cada vez mais, a música dos anos 80 está na moda decidiu-se então trazer esse projecto para cá, orientado por uma playlist comum, com as necessárias alterações, em conformidade com as regras de cada país e com a criatividade dos animadores. Por exemplo, em Portugal, a playlist passa obrigatoriamente 25% de música portuguesa. Obrigatoriedade que a Romântica não precisa, visto que 100% da música que passa é portuguesa!
Mas o mais engraçado foi compreender a diferença que a rádio sofreu ao longo dos anos. Antigamente, os animadores iam com os discos debaixo do braço e eram eles que escolhiam a playlist. Precisavam sempre do técnico a controlar o som. Tudo era mais “artesanal”, mais imprevisível. O animador falava, escolhia a música, lançava os spots publicitários… "Eu ainda sou desse tempo", disse a Dora a rir-se. Mas, de facto, actualmente é tudo muito diferente. A Rádio integra uma indústria de conteúdos informativos e de entretenimento, que emprega centenas de pessoas cuja continuidade nos postos de trabalho depende da capacidade de gerar audiências e angariar patrocinadores. A Média Capital é um grande grupo empresarial e, como qualquer grupo empresarial, um dos objectivos é gerar riqueza. Riqueza económica mas também social e cultural. Ora isto só é possível com regras geradoras de uma organização dinâmica e moderna, capaz de acompanhar os ventos dos tempos!
Descobrimos também alguns segredos. Por exemplo, o segredo do sucesso de uma música é a repetição. Há pessoas encarregadas de descobrir quais os temas que estão "na onda". Telefonam para casa das pessoas, passando algumas músicas. "Passam uma música e as pessoas dizem «Já estou farto dessa» ou «Gosto muito dessa»". Através desses telefonemas fica-se a saber a taxa de cansaço ou de sucesso de cada tema. Como o objectivo é conquistar audiências, a playlist varia de acordo com as preferências do público. É por isso que, "na música há ciclos de história e agora a onda é o Rock", disse-nos a Dora.
A Média Capital recebe estágios sob protocolo e o que se viu até agora foi que as pessoas entram com uma ideia e saem com outra. Foi o que nos aconteceu a nós, RythMix. Tudo era diferente do que pensávamos. Foi uma visita fascinante guiada por um convívio simpático entre o grupo, a professora Manuela Martins e a nossa experiente guia, Dora Isabel, pelo edifício e estúdios das várias rádios, com direito a assistirmos em directo a uma emissão da Rádio Comercial e a cumprimentármos o animador da M80, Miguel Simões, durante a sua emissão. Que mais poderíamos desejar?! Só nos resta agradecer a disponibilidade e simpatia com que fomos recebidos pela Dora Isabel e desejar muito sucesso a todas as rádios do grupo Média Capital.
Saudações musicais do grupo RythMix!
Read more...